top of page
  • Foto do escritorCordel Imagens

Fotografia: 6 tipos de retratos corporativos


Se você pensou que retratos corporativos é tirar fotos de executivos de terno e gravata em escritórios sizudos, você está apenas parcialmente correto. O retrato corporativo é mais que isso. Requer que se conte uma história, que se crie uma imagem que vá além do estático.

Existem diversas maneiras de alcançar o resultado desejado pelo seu fotógrafo ou de seu cliente.

Neste artigo, examinaremos uma variedade de estilos de fotografia corporativa, cada um pode se adequar a um cliente diferente ou a um conjunto diferente de circunstâncias.

Retratos em estúdio

Retratos ao ar livre

Retratos | Cenas de ação dirigidas

Retratos de grupo

Retratos ambientados

Headshots

Esses seis estilos podem ser usados ​​para criar uma grande variedade de fotos corporativas, por isso vale a pena ter várias delas no seu portfólio, seja você o cliente ou o autor. Cada um desses seis estilos exige um determinado conjunto de habilidades e técnicas. Cada um deles atende em grande parte a demanda das empresas que necessitam da fotografias corporativas.

Retratos de estúdio

A chave para fotos de estúdio consistentemente boas é acertar a iluminação e dirigir a cena, quem será retratado. Lembre-se que o maior benefício de um retrato em estúdio é exatamente a possibilidade de controlar completamente quanto e que tipo de luz incide sobre o fotografado e quaisquer elementos que queira na cena.

Um dos métodos mais eficazes para fazer um retrato mais limpo é usando um fundo branco. Ele funciona mesmo com cenários de papel baratos. E a foto resultante pode ser facilmente incorporada a documentos. Mais que isso, o fundo branco facilita o recorte na pós-produção caso você tenha a intenção ou a necessidade de mudar a cor ou mesmo aplicar um outro fundo na imagem. O fundo branco também tem a praticidade de uma configuração direta que funciona quando você precisa tirar vários retratos em um curto espaço de tempo, mantendo o mesmo tipo de luz e linguagem visual das fotos.

Fotografia corporativa de retrato ao ar livre

Retratos ao ar livre podem oferecer uma sensação de lugar muito maior do que a foto em estúdio - seja destacando a área de negócios da empresa ou em algum outro ambiente que tenha ressonância específica para o assunto. Embora totalmente possível, a desvantagem aqui é que você terá muito menos controle sobre a iluminação.

Retratos | Cenas de ação

Se você precisar tirar uma foto para um artigo de perfil, o uso de uma foto ‘business-in-action’ pode fornecer muito mais informações sobre o assunto do que simplesmente ter um personagem olhando para a câmera. Capturar uma pessoa ou grupo em ação com os objetos de seu local de trabalho pode ser fascinante para pessoas de fora de seu setor. A chave aqui é focar na composição primeiro e depois elaborar a iluminação.

Depois de saber onde o assunto estará situado e qual o fundo ou elemento que deseja destacar, você poderá criar uma imagem atraente não apenas do indivíduo, mas também da atividade em questão e a atmosfera do lugar.

Retratos de grupo

Capturar uma imagem satisfatória de um grupo de pessoas pode ser desafiador por inúmeras razões, a primeira sendo que você tem mais de um rosto para focar e imagino que queira que todos eles estejam focados.

O espaço também pode ser limitado dependendo da quantidade de pessoas que você precisa apertar no quadro, o que deve acabar impactando a luz nos retratados. Uma visita para checar o local antes e decidir o local, lente a ser utilizada e a iluminação ideal são fundamentais para que essa imagem tenha sucesso.

Esse tipo de imagem demanda tirar mais fotos do que ser faria normalmente, pois uma foto em grupo pode ser frustrante. Você precisa que todos os personagens apresentem suas melhores expressões no mesmo momento e a quantidade de fotos feitas aumenta e muito suas probabilidades.

Retratos ambientados

Isso significa escolher um ambiente relevante para a sua foto que seja tanto o foco da foto quanto a pessoa que está sendo fotografada. Na fotografia corporativa, isso pode significar uma fábrica, uma mina, hospital, escritório ou em algum outro local extraordinário apropriado aos seus negócios.

Se você tiver a oportunidade de fotografar em qualquer um dos locais acima, você deve valorizar cada segundo. Ele não apenas tira as fotos típicas de alguém atrás de uma mesa, mas oferece uma ótima experiência que pode ser adicionada ao portfólio da empresa e repetida em outros retratos, assim criando uma linguagem visual consistente . A principal preocupação em alguns locais é que o equipamento talvez precise ser limitado e você provavelmente terá menos controle sobre a iluminação, portanto, esteja preparado. Independentemente do local, incluir um ambiente em retratos corporativos pode ser o mais bem-sucedido de todos, pois eles realmente contam uma história.

Headshots

Estes são provavelmente os retratos corporativos mais comuns, mas com alguma imaginação, você pode fazer com que seus retratos mais fechados se destaquem da multidão. Depois do feijão com arroz, tente um ângulo diferente, um efeito de iluminação incomum ou corte menos usual. Se houver alguma maneira de incorporar algo do negócio, experimente. Procure maneiras de criar uma imagem de impacto.

Por essas imagens serem mais fechadas no rosto, seu fotografado, é claro, desejará a imagem mais lisonjeira possível, então pense em maneiras de fazê-los se sentir bem ao ver sua imagem. Talvez uma luz mais estourada, um ângulo um pouco de cima e, sem forçar a barra, aquela leve pós-produção para tirar alguma mancha ou rugas indesejadas.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page