top of page
  • Foto do escritorCordel Imagens

Por que escrever boas legendas é fundamental?


O padrão de metadados IPTC — sigla para "International Press Telecommunications Council’, é o mais utilizado para descrever fotos devido à sua aceitação universal entre agências de notícias, fotógrafos, agências de fotos, bibliotecas, museus e outras indústrias relacionadas. Ele estrutura e define propriedades de metadados que permitem aos usuários adicionar dados precisos e confiáveis ​​sobre imagens.

No início dos anos 90, o esquema original IPTC-IIM (Modelo de Intercâmbio de Informações) foi desenvolvido para organizar, sistematizar e unificar a maneira como as informações eram armazenadas e transportadas com imagens. Antes disso, todo sistema de gerenciamento tinha seu próprio caminho, que não transferia dados entre outros softwares e formatos de arquivo.

Os metadados do IPTC são fundamentais em qualquer circunstância e especialmente quando você precisar pesquisar em um grande banco de dados de imagens.

Sua empresa deve criar a cultura de somente aceitar a entrega de imagens com legendas que sigam o padrão pré-estabelecido. Caso contrário e haja alguma informação errada, será muito mais difícil encontrá-las mais tarde.

Como ver e editar metadados?

A maioria dos softwares de edição, se não todos, permitem visualizar e adicionar metadados. Nossos favoritos e os mais utilizados são Photo Mechanic, Lightroom, Photoshop e Bridge. Todos os fotógrafos utilizam alguma variação destes para edição de imagens e as legendas podem ser feitas individualmente ou com várias ao mesmo tempo. Nossa recomendação é que tanto nos programas de edição como no Imaz, a pessoa que fará as legendas use os diversos campos separados e não coloque todas as informações apenas na descrição da imagem — segue um exemplo abaixo.

Isso facilitará a inserção ou mudança de dados e você terá muito menos trabalho ao executar essa tarefa.

Descrição

Identificar claramente as pessoas, a data, o local, autor e cargos profissionais de quem aparece na foto e, se necessário, é sempre uma boa idéia verificar a ortografia do que está descrito na legenda. Para fotografias de mais de uma pessoa, as identificações geralmente começam da esquerda para a direita. No caso de grandes grupos, podem ser necessárias identificações apenas de pessoas específicas ​​e, às vezes, nenhuma identificação individual é necessária. O ideal é que sua empresa estabeleça um padrão para os fotógrafos contratados. Seja breve. A maioria das legendas são uma ou duas frases curtas e declarativas.

Palavras-Chave

Além dos campos de descrição, data, local e autor, outra parte fundamental para que elas sejam facilmente encontradas são as palavras-chave. Essas são usadas para descrever os elementos da sua fotografia ou vídeos e um refinamento do processo de adicionar termos descritivos às suas fotos que ajudarão o pesquisador a encontrá-las mais tarde. Adicione apenas as palavras que já não estejam na descrição e lembre-se de usar o campo específico para as palavras-chave.

A legenda de uma foto deve fornecer de forma consistente e concisa as informações básicas necessárias para entender uma fotografia e sua relevância.

E lembre-se que se uma imagem não pode ser encontrada, é inútil.

3 visualizações0 comentário
bottom of page