top of page
  • Foto do escritorCordel Imagens

10 boas razões pelas quais você deveria ter um arquivo fotográfico | Parte 1

Após ler o título acima, será que você pensou naquele momento em que um amigo, colega de trabalho, chefe, parceiro ou cliente pediu uma imagem específica e você simplesmente não conseguiu encontrá-la?

Com a fotografia digital, agora é fácil capturar, processar e publicar imagens. Compartilhamos mais do que nunca nas mídias sociais e registramos em fotos e vídeos o dobro do que há cinco anos.

Com o avanço constante da tecnologia, todos esses dados são cada vez mais fáceis de gerar e é muito comum que todos nós, de uma forma ou de outra, queiramos publicar tais resultados todos os dias online. Mas há uma coisa que ainda requer algum esforço inicial para mais tarde colher os resultados: algo que muitos fotógrafos e empresas ignoram — arquivar corretamente.

A palavra arquivo, que vem do latim ‘archīum’ e derivada do grego ‘archeion’, entre outras coisas significa ‘registros públicos’ ou ‘acúmulo de registros’ e independentemente da fotografia e sua capacidade ou incapacidade de promover verdades, ela continua sendo um grande conjunto de recursos para obter informações e rastrear a história, seja da empresa onde você trabalha ou a sua.

Imagina-se que um bom arquivo deve ser organizado, repleto de informações em cada imagem ou trabalho e assim poder ser filtrado por localização, data, palavras-chave, tags e categorias para que não só você mas sua equipe, empresa, agências parceiras ou clientes possam encontrar o que quiserem de maneira fácil e com as infos necessárias.

1. É complementar ao portfólio da sua empresa

Assim como um site, o seu arquivo deve ser encarado como uma vitrine. Ele deve exibir todos os trabalhos já produzidos e conter uma seleção de projetos devidamente categorizados.

2. É organizado e pesquisável

Como um portfólio, seu arquivo pode ser organizado de maneira simples ou ser arquivado e exibido por categorias, subcategorias e projetos, contendo mais detalhes tanto estruturalmente como nas informações contidas em cada imagem. Com a estrutura e ferramentas certas, seu arquivo fica muito mais inteligente e deve ser filtrado e pesquisável.

3. É visível ao público que você determina e controle de acesso

Colaboradores da empresa e parceiros têm cargos e responsabilidades distintas e ao controlar seu acesso a determinados conteúdos é uma maneira fácil de aumentar a visibilidade e comunicação com seus colegas sem abrir mão da segurança para que a foto do CEO não seja utilizada em um contexto que não quer.

Atribuir categorias, subcategorias e títulos permitem esse maior controle, enquanto a descrição e tags das imagens são os dados necessários para que a sua pesquisa seja exibida rapidamente — a quem tem acesso.

4. Atua como mais um backup

Dependendo do sistema, fazer o upload de seus arquivos em alta resolução em uma ferramenta baseada na Web também significa que eles serão armazenados com uma margem de segurança de 99,9% ao infinito, ou seja, seguros.

Seu arquivo é um bem precioso e como tal, deve estar bem protegido.

5. Você pode acessá-lo de qualquer lugar, a qualquer momento

Esse é provavelmente um dos recursos mais úteis de se ter um arquivo on-line. Ser capaz de compartilhar seu trabalho com sua equipe, parceiros, imprensa ou clientes é inestimável.

Além do acesso controlado a determinadas imagens, através de um simples link você também pode compartilhar imagens específicas ao criar galerias publicamente visíveis ou privadas (acessíveis apenas com um senha que você criou.

...

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page