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  • Foto do escritorCordel Imagens

Como se tornar um fotógrafo corporativo?



A fotografia corporativa é o herói desconhecido do mundo multimídia. A fotografia de casamento é espalhada por revistas brilhantes; a fotografia recém-nascida recebe centenas de curtidas no Facebook e a fotografia gastronômica e turismo brilham no Instagram com suas delícias perfeitamente posicionadas e iluminadas.

Espaços de escritório estéreis iluminados com luzes fluorescentes e telas de projetor? Não muito. A fotografia corporativa, embora claramente menos fascinante e empolgante que outros campos, é sem dúvida a mais cheia de oportunidades de trabalho inexploradas por fotógrafos, video makers e pelos próprios clientes.

É fácil descartar a fotografia corporativa como as fotos das quais os memes são feitos. Mas, com um número infinito de oportunidades de trabalho, pode realmente se tornar uma boa adição à sua renda. Além de pagar suas contas, tirar fotos corporativas, que alguns afirmam serem limitantes e pouco inspiradoras, pode realmente desafiá-lo e torná-lo mais criativo e versátil como fotógrafo. Quando você é forçado a tirar belas fotos em situações de iluminação não ideais e em ambientes sem graça, você também terá que pensar fora da caixa e aprender a utilizar seu equipamento ao máximo de seu potencial e especialmente seu cérebro.

Sentindo-se inspirado? Continue lendo para obter dicas sobre como explorar o mundo corporativo.

Para que as empresas usam a fotografia?

Fotografia corporativa é um termo amplo que pode abranger qualquer fotografia feita com a finalidade de uso de uma empresa em mente.

Aqui está uma lista de algumas coisas para as quais as empresas usam a fotografia:

* Conferências e eventos: As grandes empresas estão sempre tendo reuniões e conferências. Para os maiores e mais importantes, eles costumam documentar o processo e usar as imagens em boletins, em seu site ou em acompanhamento aos participantes.

* Convenções e feiras de negócios: É aqui que um grupo de empresas do mesmo campo ou setor se reúne para compartilhar informações, conhecimentos ou produtos. Assim como conferências e reuniões, elas oferecem outra grande oportunidade para os fotógrafos. Geralmente, há pelo menos um fotógrafo disponível para documentar os acontecimentos da convenção e compartilhar as imagens entre os participantes.

* E-learning e treinamento: Muitas empresas possuem algum tipo de sistema de e-learning para treinamento de funcionários. Eles geralmente desejam tornar esse treinamento personalizado e visualmente atraente através do uso de fotos e vídeos da marca da empresa usando seus colaboradores e estruturas próprias.

* Material de marketing e de marca: Isso pode ser tudo, desde imagens que destacam a experiência do consumidor de usar uma empresa até imagens que capturam a cultura da empresa - ambas para serem usadas de várias maneiras.

* Retratos corporativos: Muitas empresas querem imagens de seus funcionários, executivos e colaboradores. O uso dessas imagens serve para imprensa, fóruns e seminários, intranet e relatórios anuais.

O que as empresas procuram em um fotógrafo?

As empresas, em termos gerais, são avessas ao risco, procurando um investimento seguro e esperando maximizar a produção do dinheiro que gastam. Enquanto em outros campos da fotografia você pode enfatizar sua criatividade e singularidade, ao trabalhar com empresas, é mais importante enfatizar confiabilidade, experiência e profissionalismo.

Uma maneira de mostrar isso é com um site de fotografia nítido que mostra imagens de inspiração corporativa de pessoas trabalhando, encontrando, ouvindo ou interagindo em um ambiente de negócios. Verifique se a seu site enfatiza não apenas seu histórico de profissional, mas também que tipo de serviço um cliente pode esperar receber ao trabalhar com você.

O processo de envio de um orçamento ou contrato é especialmente importante ao trabalhar com empresas. Mesmo se você não tiver um contrato oficial envolvido no momento, verifique se os termos estão definidos com muita clareza, incluindo o orçamento acordado, a data de entrega das imagens, como serão entregues e o número de imagens incluído.

Como obter mais jobs corporativos?

Comece a pensar como um profissional e trate isso como uma busca de emprego; dependendo da sua localização e rede de contatos, escolha um setor e depois faça a rede como um louco. Comece criando um plano de negócios para fotografia e não espere que as empresas o encontrem. Faça contatos dentro de uma empresa e envie a eles um email ou portfolio personalizados para a empresa para os serviços que você pode fornecer. Se você está no início de sua carreira e quer ganhar experiência ou expandir seu portfólio, é natural receber valores menores e mergulhe.

Outra abordagem é criar relacionamentos com as pessoas e os locais que atendem agências de comunicação e publicidade. Depois que você estabelecer um relacionamento, eles poderão te recomendar as empresas com as quais trabalham. Muitas vezes, os locais têm até um conjunto de "fornecedores" com quem trabalham e recomendam que seus clientes usem. Estabeleça-se como um dos principais fotógrafos de uma agência e você dificilmente terá escassez de oportunidades no seu caminho.

Um excelente site que aparece nas pesquisas do Google sempre funcionará para sua vantagem. Empresas de todo o mundo costumam realizar eventos, reuniões ou algum escritório de site industrial em outra localidade fora de seu hub principal; eles recorrerão aos colaboradores locais da empresa, alguma agência que possui a conta na cidade ou país ou mesmo pelo Google para ajudar a encontrar um fotógrafo que supra suas necessidades. Pense em maximizar o potencial de SEO do seu site. Reserve um tempo para ajustá-lo e para que apareça no topo de uma pesquisa por fotógrafos corporativos ou profissionais em sua área.

Boa sorte!

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