top of page
  • Foto do escritorCordel Imagens

As diferenças entre JPEG, TIFF e PSD


Quando você trabalha muito com arquivos digitais, saiba que existem diversos formatos nos quais as imagens podem ser salvas. Mas quais são as diferenças entre eles? Quando usar o JPEG, TIFF e PSD?

Abaixo, você encontra uma visão geral dos diferentes formatos de arquivo e quando usá-los.

JPEG

Usado pela maioria das câmeras digitais como formato padrão, JPEG é o tipo de arquivo mais comum que pode ser usado on-line ou para impressões físicas. Seu algoritmo de compactação com perdas remove detalhes que seus olhos não percebem para economizar espaço. No entanto, a taxa de compactação é ajustável para que você possa selecionar o nível de qualidade que deseja na sua imagem. Em geral, a compactação é mais do que suficiente para fornecer uma imagem de altíssima qualidade, em alta resolução, e sem se preocupar muito com o tamanho do arquivo.

TIFF

TIFF é um formato de arquivo sem perdas de qualidade que é popular entre fotógrafos, artistas gráficos e editores. As informações são retidas em camadas, o que depende de como você salva o arquivo. Também é o favorito das impressoras, pois não há perda de qualidade quando a imagem é impressa. O TIFF também é suportado por vários aplicativos de edição de fotos, como Photoshop, Lightroom, Bridge, Photo Mechanic, Illustrator, Photomatix, Google Nik entre muitos outros. Um arquivo TIFF, semelhante a um arquivo RAW, é extremamente grande. Vale lembrar que você não pode exibir imagens na internet usando este formato.

PSD (Adobe Photoshop default)

O arquivo PSD é um arquivo de imagem em camadas usado no Adobe PhotoShop que significa Photoshop Document: é o formato padrão que o programa usa para salvar dados. O PSD é um arquivo proprietário que permite ao usuário trabalhar com as camadas individuais das imagens, mesmo depois que o arquivo foi salvo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page