top of page
  • Foto do escritorCordel Imagens

10 das fotos mais famosas da história — Parte 1

Devido à sua importância histórica, cada uma dessas imagens icônicas ajudou a moldar um pouco de nossa história e a alterar o mundo em que vivemos — ou pelo menos a forma como olhamos para ele. Essas são algumas das fotos mais poderosas e influentes já capturadas por alguns dos fotógrafos mais conhecidos pelos amantes da arte.

Desde a sua invenção até os dias de hoje via apps como o Instagram, a fotografia sempre teve um papel importante servindo como um espelho e aproximador de temas muitas vezes distantes ao falar sobre atuais acontecimentos, o passado e, por que não, sobre o que o futuro pode trazer.

Entre as centenas de fotografias que poderiam ter sido escolhidas, segue abaixo nossa pequena e primeira seleção com 5 delas:

1. Henri Cartier-Bresson

Man Jumping the Puddle | 1930

Em uma de suas fotos mais icônicas, Henri Cartier-Bresson capturou uma cena através de uma cerca atrás da estação ferroviária Saint-Lazare em Paris.

Com o tempo, esta imagem se tornou o perfeito exemplo do que Cartier-Bresson chamou de “O momento decisivo”.

HENRI CARTIER-BRESSON

O fotógrafo francês é frequentemente referido como o pai do fotojornalismo moderno.

Ele cunhou o termo “O momento decisivo” para se referir a um momento em que o fotógrafo captura um segundo fugaz, imortalizando-o no tempo.

2. Yousuf Karsh

Retrato de Winston Churchill | 1941

« Quando voltei para minha câmera, ele parecia tão beligerante que poderia ter me devorado. Foi nesse instante que tirei a fotografia.”

YOUSUF KARSH

Após o ataque a Pearl Harbor, Churchill chegou a Ottawa para agradecer aos aliados por sua ajuda.

Sem saber que um fotógrafo havia sido contratado para tirar seu retrato, ele se recusou a tirar o charuto. Assim que o fotógrafo se instalou, ele caminhou até Churchill, tirou o charuto da boca e fez sua famosa fotografia.

Sobre o incidente, Churchill disse a Karsh: “Você pode até fazer um leão que ruge parar para ser fotografado”.

Esta imagem é um dos retratos políticos mais amplamente reproduzidos de todos os tempos. Isso deu aos fotógrafos permissão para fazer retratos mais diretos e às vezes até mesmo críticos de líderes políticos.

3. Nick Ut

O Terror da Guerra | 1972

“O horror da Guerra do Vietnã registrado por mim não precisava ser consertado.”

NICK UT

À 50 km noroeste de Saigon, o fotógrafo de guerra Nick Ut capturou uma das imagens mais angustiantes da história da Guerra do Vietnã. Na maioria das vezes, os rostos daqueles que sofrem os danos colaterais da guerra não são vistos mas a imagem angustiante de Phan Thi Kim Phuc, de 9 anos, forçou o mundo a olhar para elas.

Vítima de uma bomba que caiu por engano, ela mais tarde foi ajudada por Ut e recebeu tratamento que por fim salvou a sua vida.

Na época da publicação, em 1972, muitos jornais tiveram que relaxar suas políticas sobre nudez. A imagem permanece controversa até hoje e recentemente foi removida brevemente do Facebook pelas mesmas razões.

Nick Ut acabou ganhando o Prêmio Pulitzer com esta imagem em 1973.

4. Margaret Bourke-White

Gandhi e a roda giratória | 1946

Em 1946, Margaret Bourke-White, a primeira fotógrafa da revista LIFE, teve a rara oportunidade de fotografar Mahatma Gandhi. Esta oportunidade de sonho rapidamente se transformou em um pesadelo. Ela foi feita para superar muitos desafios antes de obter acesso ao líder ideológico da Índia.

Esta fotografia de Gandhi com sua roda de fiar foi capturada menos de dois anos antes de seu assassinato.

5. Alfred Eisenstaedt

V-J na Times Square | 1945

“As pessoas me dizem que quando eu estiver no céu, eles vão se lembrar dessa foto.”

ALFRED EISENSTAEDT

A missão de Alfred Eisenstaedt através desta fotografia era encontrar e capturar o momento de contar histórias, logo após-Segunda Guerra Mundial .

Sua famosa fotografia do soldado e da enfermeira dentária se tornou uma das imagens mais icônicas do século 20, significando o ‘final feliz’ de anos de guerra.


Até mais! ...

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page